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Título : Concreto de alta resistência produzido com escória álcali-ativada
Autor : ARAÚJO JÚNIOR, Nilvan Teixeira de
Palabras clave : Engenharia Civil; Concreto de escória álcali-ativada; Silicato de sódio; Concreto de alta resistência; Método IPT/EPUSP modificado
Fecha de publicación : 8-feb-2019
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Resumen : O concreto de escória álcali-ativada está atraindo cada vez mais atenção devido ao seu potencial como alternativa ao concreto confeccionado com cimento Portland, sendo objeto de estudo em diversos países. Este trabalho teve como principal objetivo desenvolver um concreto de alta resistência feito com escória ativada com silicato de sódio. Com a finalidade de comparar os resultados, foi primeiramente confeccionado um concreto de alta resistência com cimento Portland e sílica ativa utilizando o método de dosagem IPT/EPUSP modificado. Em seguida, produziu-se o concreto de escória álcali-ativada com a mesma metodologia utilizada para o concreto de alta resistência, sendo realizada uma alteração na relação água/materiais secos. Nestes concretos, realizaram-se ensaios de resistência à compressão e módulo de elasticidade dinâmico com 1, 3, 7 e 28 dias e, além destes ensaios, aos 28 dias foram feitos os ensaios de módulo de elasticidade estático e resistência à tração por compressão diametral. Os resultados mostraram que tanto o concreto de alta resistência como o concreto de escória álcali-ativada desenvolveram altas resistências iniciais e finais. Os traços confeccionados para o concreto de alta resistência alcançaram resistências à compressão acima de 50 MPa com 1 dia e acima de 109 MPa aos 28 dias, enquanto que os traços de concreto de escória álcali-ativada alcançaram resistências à compressão acima de 40 MPa com 1 dia e acima de 86 MPa aos 28 dias. De forma geral, ao realizar a comparação entre o concreto de alta resistência e o concreto de escória álcali-ativada com resistências à compressão equivalentes, verificou-se que o módulo de elasticidade estático, a resistência à tração por compressão diametral e módulo de elasticidade dinâmico do primeiro apresentaram resultados maiores que os do segundo.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33209
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Engenharia Civil

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